sexta-feira, 6 de outubro de 2017

“Marvão para Todos”… uma semente!

Por
Fernando Bonito Dias


Desde a primeira reunião, em 14/11/2014, até o “Marvão para Todos” se apresentar a eleições um longo caminho foi percorrido. Muitas foram as atitudes e dinâmicas que definiram este percurso, o qual culminou na criação de um Movimento Independente que se apresentou a eleições.

Só com muito trabalho, dedicação, persistência e competência foi possível levar o Movimento Independente a eleições, bem como criar a identidade e a consistência do projeto que levou a que cerca de três centenas de pessoas nos confiassem o seu voto.

Apresentámos os nossos compromissos e propostas no programa eleitoral. No entanto, a principal mudança que pretendemos preconizar assentou na promoção de um ambiente mais democrático, com políticas focadas nas pessoas, desenvolvidas para todos, e cumprimento rigoroso da lei. Parece pouco? Em Marvão é muito!

Partimos do zero. Sem meios, sem apoios, sem partido político… sem nada. Apenas com as nossas fortes convicções, valores e competências. Mal comparado, é como uma empresa surgir de novo num certo mercado, onde há marcas fortes instaladas, sem meios para desenvolver o seu marketing...

Nestas difíceis condições concorremos a todos os órgãos e conseguimos cerca de 13% da “quota de mercado”, a qual representa 40% da quota de mercado do “produto” mais vendido. Podendo alguns de nós alimentar a “secreta” expectativa de um resultado bem mais robusto, temos que nos orgulhar daquilo que atingimos!

Pena foi não termos conseguido eleger a nossa candidata à câmara. Foi por pouco. A Professora Teresa Simão tem a formação, a capacidade de trabalho, a competência e os valores que muita falta fazem à vereação de Marvão. Foi sempre um dos elementos mais empenhados neste projeto e, após ter aceite o desafio de o liderar, foi, com a sua competência, capacidade de mobilização, conhecimento do concelho, garra e persistência, o elemento vital para levamos o barco a bom porto.

Face ao “fim de ciclo” e à desintegração do executivo anterior, viveram-se meses intensos antes das eleições, com a governação e as máquinas partidárias a não pouparem esforços…

O “Marvão para Todos” fez questão de desenvolver uma campanha limpa: Não fez ataques pessoais; não se escudou na hipocrisia; não pressionou ninguém para fazer parte das listas; não pressionou, nem transportou idosos no dia das eleições; não votou por idosos através de atestado médico; nem promoveu alterações de morada de última hora, etc, etc. Se o fizesse não estaria a agir de acordo com os valores que anunciou.

Sabemos que algures no futuro os munícipes não aceitarão que os eleitos governem apenas na defesa dos interesses de alguns, perseguindo os outros; que os eleitos se aproveitem da sua condição para “se servir” em vez de “servir”; e que nas campanhas e eleições valha tudo…

Nós queremos contribuir para a construção desse futuro.

O “Marvão para Todos” apresentou um programa assente em dois eixos fundamentais: 

- Melhoria das condições de vida dos marvanenses; 

- E promoção do desenvolvimento económico, através do elevado potencial de Marvão.

Inserido no primeiro eixo, pude verificar durante a campanha um problema premente. Há um número elevadíssimo de idosos dispersos pelo concelho, a viver isolados e com necessidades várias. Uma das medidas que preconizámos, referente à mobilidade, ia no sentido de os apoiar… Muito trabalho há para desenvolver nesta área. Assim os idosos sejam alvos de atenção durante todo o mandato semelhante à que têm no período eleitoral e no dia das eleições!

Para mim foi uma experiência compensadora a participação neste projeto e nestas eleições. Fiquei a conhecer ainda melhor o concelho, aprofundei conhecimentos e amizades e conheci outras pessoas, sobretudo da zona sul, que se revelaram extraordinárias.

Como referi na apresentação da candidatura, há gente capaz e idónea em todos os quadrantes políticos. Pessoas com quem se pode discutir as várias temáticas, com respeito mútuo, pois essas discussões, pelo menos para mim, nada têm de pessoal.

Os eleitos do “Marvão para Todos” vamos esforçar-nos para cumprir o que prometemos: 

- Defender o cumprimento da lei; 
- Democratização e uma melhor gestão do concelho; 
- Tratamento de todos o marvanenses de igual forma. 

Para ajudarmos a geminar a semente agora lançada…

Oxalá todos os eleitos, independentemente da força que representam, direcionem os seus esforços em prol de todos os marvanenses e da democratização do concelho. Assim atingiríamos o tal futuro mais rapidamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário