sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O rei vai nu, mas quer fazer-nos acreditar que anda em fato de gala!

O saneamento básico e a rede de esgotos no concelho Marvão

Passados 31 anos desde a entrada de Portugal na União Europeia e a existência de diversos quadros de apoio comunitário para financiar a resolução destas situações, o concelho de Marvão continua com gravíssimos problemas na sua rede de esgotos, havendo mesmo diversos sítios onde continuam a correr a “céu-aberto”.

Veja-se, a título de exemplo, a foto em baixo, tirada a jusante da fossa séptica da localidade dos Barretos.





Tal como sucede em alguns locais da zona sul, a maior parte da encosta norte do concelho, entre a Abegoa e a Beirã, vive da modalidade de “fossas sépticas” (particulares e camarárias) em estado avançado de degradação; a ETAR do Tragasal funciona com graves deficiências; e a solução encontrada recentemente para a Beirã nada resolve.

A fauna, a flora, a rede de lençóis de água degradam-se ao longo de anos e anos de incúria, o cheiro é insuportável e, atrevemos-nos a dizer, aqui está um grave problema de saúde pública para o qual tem que se encontrar uma solução global.

Há mais de 20 anos que todas as candidaturas autárquicas vencedoras (8 anos de Manuel Bugalho - PS e 12 anos de Vítor Frutuoso - PSD) diagnosticaram este problema, prometeram a sua resolução nos diversos programas eleitorais (basta consultar), mas, até à data, se a situação não piorou, podemos afirmar, com elevado grau de certeza, que não melhorou.

Com exceção da candidatura do Marvão para Todos, todas as outras candidaturas às próximas eleições autárquicas têm responsabilidades nesta situação. E essas responsabilidades ultrapassam, em todas, mais de uma dezena de anos e de vários mandatos.

Urge resolver esta situação! O Marvão para Todos, se vier a ser governo nas próximas eleições autárquicas do dia 1 de Outubro, terá este problema como PRIORITÁRIO.

                                    A Coordenação da Candidatura do Marvão para Todos 

Sem comentários:

Enviar um comentário