sábado, 31 de dezembro de 2016

domingo, 4 de dezembro de 2016

Parceria no Desporto Marvão / Castelo de Vide



Como se pode verificar aqui no Blogue oficial do Movimento Independente MpT – Marvão para Todosna sua sessão de apresentação, em 31 de Outubro de 2015, entre outras ideias, defendemos que:


“Marvão necessita urgentemente de reforçar as relações com o exterior, de forma digna, com vista a conseguir maior projeção dos seus interesses e da imagem do nosso concelho. E participar em parcerias estruturantes para o desenvolvimento do concelho e da região.”

Neste sentido, foi com agrado que tomámos conhecimento na página do Município de Marvão que:

“Os Municípios de Marvão e Castelo de Vide reuniram com o intuito de preparar alguns eventos desportivos de maior escala, a realizar em 2017, de forma a aproveitar as sinergias entre os dois concelhos vizinhos, promover a prática desportiva, a economia local e a visibilidade deste território. 
Esta reunião contou com a presença dos vereadores e técnicos da área desportiva. José Manuel Pires e Luís Costa, pelo Município de Marvão, Daniel Carreiras da Silva, Miguel Macedo e Marco Mestre, pelo Município de Castelo de Vide.
Os eventos, a apresentar brevemente, obedecerão a lógicas de vocação natural dos territórios e sustentabilidade, pelo que facilmente se antecipa que terão a natureza como denominador comum.”

Não sendo uma parceria estruturante, é uma boa iniciativa de cooperação entre os concelhos de Marvão e Castelo de Vide. Neste caso na área do desporto, tem toda a lógica optimizar recursos humanos e materiais, até porque, em concelhos de pequena dimensão, os jovens e, consequentemente, os praticantes desportivos são cada vez menos.

Integrando este projeto técnicos como Luís Costa e Luís Macedo, pensamos que é um projeto que tem tudo para ter sucesso, face às qualidades e entrosamento entre os referidos técnicos. Assim exista verdadeira vontade política nesse sentido. Neste primeiro passo parece que existiu e, por isso, congratulamos-nos!

Não obstante ser necessário o envolvimento e anuência dos outros parceiros, consideramos que, em onze anos, muito mais já poderia e deveria ter sido feito no sentido de implementar parcerias estruturantes com os concelhos vizinhos.

Pensamos ainda que, em variadas áreas, mas sobretudo na vertente turística, Marvão e os concelhos vizinhos (Castelo de Vide e Portalegre) terão todo o interesse em se unir e apresentar uma oferta comum estruturada, conseguindo sinergias e ganhando escala! Também, por isso, a já anunciada Associação de Municípios da Serra de S. Mamede será uma óptima ideia. Pena é que estas coisas só apareçam em fim de mandato e não no início!


O MpT – Marvão para Todos, defende esta estratégia e empenhar-se-à fortemente na sua implementação, na medida da força que os marvanenses lhe venham a conferir nas próximas eleições.

A Coordenação do MpT – Marvão para Todos