segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Notas sobre a Feira da Castanha


A Feira da Castanha/Festa do Castanheiro é o maior e o mais considerado evento do concelho de Marvão. A todos aqueles que criaram e dinamizam este certame o "Marvão para Todos" rende a sua homenagem e endereça felicitações.

Infelizmente, após 33 edições e por incrível que pareça, ano após ano, surgem sempre aspectos que demonstram que o actual executivo, mesmo depois de 11 anos de experiência, continua a mostrar-se desorientado, fazendo coisas que denotam, claramente, amadorismo, falta de planeamento e um “fazer em cima do joelho” que em nada contribuem para a boa imagem de Marvão.



Veja-se o exemplo, desta sinalética utilizada para encaminhar os visitantes para a “Quinta Pedagógica das Avelãs” (fotografia em cima), o novo atractivo turístico da Portagem! Observe-se a falta de critério nesta sinalização informativa do cartaz mais à esquerda, colocado por um agente político (assessor do município), que deveria ter outras preocupações e afazeres, mas que o executivo utiliza para andar a afixar cartazes, à última da hora e em duplicado, não reparando que a mesma dita Quinta já estava sinalizada. Excesso de sinalética origina poluição visual, logo, facilmente poderá conduzir ao desinteresse do turista...


Outra questão, bem mais importante, é o processo de compra da castanha a consumir na Feira (também ele feito em cima do joelho); pois, segundo consta, mais de 80% da mesma terá sido adquirida fora do concelho e a preço que era importante que fosse divulgado. O que se passa? O primeiro objectivo não deveria ser a divulgação e preservação deste produto autóctone do concelho?


Aos marvanenses lançamos o desafio de, junto dos produtores, tentarem saber quem vendeu este ano a maioria da castanha ao município. Mas... preparem-se para fazer muitos quilómetros e pagarem algumas Portagens da A 23, se quiserem descobrir...

Ao Município lançamos o desafio de exibir as facturas de compra de castanha, sem esquecer os critérios estabelecidos no Edital, que à maioria passou despercebido e que definia as normas e as exigências para que os produtores pudessem fornecer esta matéria-prima, que, apesar de benzida, parece não merecer o devido respeito deste executivo.


É para nós claro que, face à falta de planeamento e capacidade de gestão que o executivo evidencia, este ano, tal como em anos anteriores, o sucesso deste certame está alicerçado na experiência, competência e empenho dos diversos técnicos e funcionários do Município envolvidos, os quais merecem, por isso, todo o reconhecimento.


Edital, feito apenas a uma semana da feira e verifiquem-se os critérios exigidos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário